112 ANOS DE HISTORIA, TRADIÇÃO E MUITA GLORIA /+/
Hoje dia 21 de agosto, um dia tão especial pra mim quanto pra muitos e muitos vascainos desse meu Brasil. Como dizia Aldir Blanc : "Vasco tua história confunde-se com a do Brasil, quando se trata de libertar, romper com o passado, quebrar grilhões e substitui-los pela esperança".
Clube que abriu as portas para o negro, lutou contra o sistema, construiu um estádio na década de 40 e eternizou ídolos, como Vavá, Belini. Roberto Dinamite, Romário, Edmundo. Unico Clube brasileiro a conquistar uma Libertadores no ano do Centenário.
Quem não lembra da tarde de domingo 7 de dezembro de 2008, o mais triste da história do Gigante da Colina. Precisando de muitos resultados para permanecer na elite, não conseguimos, caindo assim pra 2ª divisão do Campeonato Nacional, e quem não lembra do choro de Pedrinho, que estava no banco de reservas, simbolizou bem a desilusão que se abateu no estádio e em todos os vascaínos pelo Brasil afora, mas tua IMENSA TORCIDA faz jus ao HINO, uma imagem marcante que jamais saira de minha lembrança é a tua TORCIDA cantando: "Vamos todos cantar de coração ♪..." VASCO! ah, Vasco como eu te amo! É e a tua torcida não te abandonou em algum momento na Serie B, estavamos lá em todos os jogos apoiando e que não lembra do teu RETORNO, meu amor, meu Vasco, conseguimos retornar a elite com uma rodada antes do fim do compeonato.
Maraca lotado, 80.904 torcedores para fazer a festa mesmo com o America de RN fazendo 1 gol, mostramos por que somos Vasco o time da virada, o time do Amor, conseguimos virar e conquistar assim o titulo do Campeonato Brasileiro da serie B.
Obrigada VASCO por existir e me fazer tão Feliz!
Sou Vascaino!
Ser Vasco é ser Intrépido tanto quanto leal.
É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceito.
É ser navegante da esperança, não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades.
Ser Vasco é renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba.
É ter a vocação da vitória e a disposição necessária à qualidade e ao mérito por saber que virtudes necessitam de energia e energia, de vontade.
Ser Vasco é, pois, ser virtude, vontade, valor e vanguarda: tudo com o V de vida, o mesmo de Vasco.
Ser Vasco é conhecer o grito do entusiasmo, esperar a hora de vencer e sentir o cheiro do gol.
É incendiar estádios e extasiar multidões. É adivinhar instantes decisivos e saber decidir.
Ser Vasco é ser mais povo do que elite, mais tradição do que novidade, mais segurança do que aparência, mais clube do que time, mais vibração do que delírio, mais vigor do que agressão.
Ser Vasco é ousar, insistir, renovar-se, trabalhar para construir a vitória não como forma de superioridade, mas de aperfeiçoamento da vida e do esporte.
É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonho n’alma e amor no coração.
Ser Vasco é emoção recompensada porque vitória bem planejada, é lance, é lança, liberdade, impuslo e convicção.
Ser Vasco é sentir o gosto da felicidade, da vitória e do grito maiúsculo de gol.
É ter sabedoria e prudência, unidas na tática certeira ou na organização eficaz.
É viver a emoção de lembrar nomes, lendas, heróis e legendários craques, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais.
Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro.
Ser Vasco, enfim, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino.
Artur da Távola- Ser Vascaino